segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cláudio Jorge Veiga da Silva, candidato à Junta de Freguesia de S. José de S. Lázaro pelo Partido Socialista, nasceu a 20 de Janeiro de 1974, no seio de uma família humilde e trabalhadora, que cedo lhe transmitiu a necessidade de lutar pela vida e pelos seus próprios objectivos.

Determinado nas suas convicções, sempre se pautou por ser dedicado aos outros e ajudar quem mais precisa, sendo essa a sua orientação na vida e na profissão.

Engenheiro Civil, casado, pai de três filhos, conta já com um vasto curriculum e uma vida intensa, repleta de metas sucessivamente alcançadas, apesar dos seus 35 anos de idade.

Aluno dedicado, completou a Licenciatura em Engenharia Civil na Universidade do Minho, com 22 anos, complementando sempre a sua vida com o desporto e a música, tendo praticado andebol durante cinco anos nas camadas de formação do Sporting Clube de Braga, onde foi guarda-redes. Esta ligação umbilical ao seu clube do coração permanece até hoje, sendo, além de sócio, um dos seus incontestáveis apoiantes.

Vocacionado para a música, aprendeu a tocar acordeão e órgão com apenas oito anos de idade. Desenvolveu estas competências ao longo da sua adolescência, tornando-as mais abrangentes, actuando em inúmeras animações de casamentos, tendo pertencido ao Grupo de Música Popular e Tuna Universitária do Minho, chegando a ser dirigente da Associação Recreativa e Cultural da Universitária do Minho.

Profissionalmente, iniciou a sua carreira num gabinete de engenharia, tendo mais tarde ingressado nos quadros da Segurança Social, onde chegou a coordenador do Núcleo Sub-Regional do Porto/Penafiel, da Divisão de Instalações e Equipamentos, notabilizando-se junto das Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS) pelo seu conhecimento na matéria de empreitadas públicas de construção de equipamentos sociais.

Decidido a desenvolver competências noutras áreas da engenharia e abraçar novos desafios, optou por sair da função pública e seguir o seu próprio rumo, tendo sido director de obras numa construtora e enriquecendo o seu conhecimento na área da segurança na construção, chegando à condição de formador da Ordem dos Engenheiros e da Universidade de Aveiro, onde ainda mantém estas funções.

Nesta fase de transição da sua vida, a sua paixão pela área da Acção Social e reconhecida competência na área dos equipamentos sociais, levaram-no a exercer as funções de consultor na Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto, tendo mais tarde sido nomeado Assessor do Conselho de Administração.

No ano 2001 decide criar a sua primeira empresa, na área dos projectos técnicos de arquitectura e engenharia, e, em 2006, cria uma segunda empresa, coexistente com a anterior, esta dedicada à fiscalização, gestão e coordenação de segurança e saúde de obras.

Actualmente é sócio-gerente das suas empresas, vendo nestas, mais do que um negócio, uma forma de contribuir para a sociedade, procurando sempre ajudar a sua equipa de trabalho do ponto de vista profissional e humano, incutindo nestes um verdadeiro espírito de grupo e transmitindo o benefício da sua experiência.

Ao aceitar o convite do Partido Socialista para liderar um projecto para a Junta de Freguesia de S. Lázaro, Cláudio Silva viu nesta candidatura uma forma de ajudar as pessoas e as colectividades de S. Lázaro, sobretudo na sua vertente de acção social, colocando a sua conduta de vida ao serviço dos que mais precisam, consciente de que poderá contribuir para um melhor futuro da freguesia, sempre fiel ao lema da sua equipa: “Ao Encontro das Pessoas”.